Produtividade

Bem‑estar, parte dois: 5 exercícios rápidos de mindfulness para o espaço de trabalho

Reading Time: 3 minutes

Existe uma razão pela qual tantas pessoas procuram o "mindfulness". Esta prática Budista antiga vai muito para além do que se vê, e muitas empresas estão a perceber os seus potenciais benefícios para a saúde. Estudos recentes mostraram que incluir exercícios de mindfulness na sua rotina diária diminui a produção de cortisol, a hormona do stress, e reduz a sensação de ansiedade e fadiga. Desta forma, experimentar fazer algumas destas técnicas durante o seu dia poderá ajudá-lo a alcançar um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Uma vez que não são precisos equipamentos específicos para estes exercidos, pode tentar fazê-los durante a sua viagem ou até mesmo na sua secretária. Aqui estão cinco atividades rápidas de mindfulness que pode facilmente incluir no seu dia.

 

Meditação em um minuto

Feche os olhos e lentamente inspire e expire. Concentre-se nos movimentos do seu peito e tente não pensar em mais nada. Se os pensamentos teimarem em aparecer, aceite-os e descarte-os; depois, volte a focar-se na sua respiração.

Ouvir com a mente

É muito fácil a nossa mente divagar durante uma conversa. Em vez de já estar a tratar da resposta enquanto o seu colega ainda está a falar, esvazie a sua mente e ouça com atenção o que lhe estão a dizer. Tente não pensar na sua lista de tarefas, nos seus planos para a noite ou em conversas passadas – tente simplesmente estar no presente. Para além de o ajudar a recolher mais informações, isto também o vai ajudar a melhorar as suas relações no espaço de trabalho.

O jogo da observação

Escolha qualquer objeto próximo (um lápis, o rato do computador ou mesmo a sua gravata) e concentre-se nisso, de verdade, por um minuto. Imagine que os está a ver pela primeira vez. Veja com atenção as suas formas, a textura e a forma como está construído. Isto pode ajudá-lo a limpar a sua mente e a voltar a ligar-se a todos aqueles objetos do dia-a-dia que estão à sua volta.

Mantenha-se no momento

Escolha um item que usa todos os dias – a chaleira do escritório, por exemplo – e utilize-o como um ponto de concentração para um momento de mindfulness. Pense na sensação na sua pele quando lhe pega, como funciona e para que a utiliza. Por exemplo, pense em como é fantástico que uma chaleira consiga ferver água em poucos minutos e como tem sorte em poder ter acesso a água potável e a eletricidade.

Faça uma pausa pela natureza

Esta pode implicar que se tenha de levantar e sair da sua secretária – mas sentirá depois os benefícios disso. Quando for tomar café, ou na pausa para o lanche, dê um passeio sozinho num parque próximo, ou numa zona verde. Se possível, deixe o telefone e outros aparelhos eletrónicos no escritório e utilize este tempo para se focar e ouvir a natureza que o rodeia. Este é um exercício saudável tanto para a mente como para o corpo, pois também beneficia do exercício físico e da oportunidade de respirar ar puro.